segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

E a reforma, hein?

Minhas idéias, agora serão ideias... Continuarão sendo desinteressantes e ainda vou ter de ficar atenta para grafá-las da forma correta!

Ainda não decidi se já vou entrar 2009 ortograficamente atualizada ou se vou deixar para me acostumar ao longo desses quatro anos em que os vocábulos afetados poderão ser escritos tanto do bom e velho jeito de sempre ou dentro dessa unificação aí.

A unificação... Eu entendo os motivos para quererem unificar a língua portuguesa por todos os cantos onde ela é escrita, mas sabe, cago e ando pra eles... As dúvidas de português vão aumentar muito, muita gente vai ter que andar por aí com dicionários, obras terão de ser revistas, profissionais que têm esse idioma como instrumento fundamental de trabalho se ferraram! Jornalistas, professores, publicitários, escritores... Camelem ae, galera!

A trema foi de vez pro saco, tadinha... Sempre achei ela tão útil, achei que tinha que vir para ficar, se tornar terminantemente obrigatória. Agora o queijo pode ser falado como qüeijo; a lingüiça, como linguiça, afinal a trema num tá mais aí pra diferenciar, pronunciem como quiser... Vai ensinar pra uma criança que tranqüilo se fala 'tran cu i lo' e não tranquilo: 'Por quê?'. Porque é assim e pronto!

O acento diferenciador tbm caiu em alguns casos. Numa conversa ele não faz diferença... Mas num diálogo escrito:

Adelaide: -Para quem é esse presente? Hein?! Diz! É pra mim? É pro Dudu?
Antonia: -Para...

A Antonia pode estar fazendo um suspense, e em seguida vai revelar o nome do presenteado, ou então tá pedindo calmamente para Adelaide sossegar o rabistelo e parar de fazer tantas perguntas! Faz diferença... Por isso existia um acento DIFERENCIADOR!

Ponto positivo no quesito 'acrescentar letrinhas no alfabeto'... K,W e Y já faziam mesmo parte do nosso cotidiano entre Kg's, Wesley's, Km's e Kelly's, só faltávamos assumir.

O hífen é um pé no saco e eu só sei esse trechinho do 'facilitador de vidas' , 'Guia Prático da Nova Ortografia', da editora melhoramentos:

Regra básica:

Sempre se usa o hífen diante de h:
anti-higiênico, super-homem.


- Os outros casos são tantos outros, que me dão desespero e em seguida, preguiça

É muita coisa pra lembrar, muita! Sinto enjoo só de pensar na ideia de que os que creem que falam certo, terão de rever seus conceitos e suas MINISSAIAS!

E só pra piorar minha paranóia, vou ter que me preocupar em escrevê-la sem acento!

4 comentários:

Anônimo disse...

eu quero esse guia!
é bom?

bjs Alê

Anônimo disse...

ão ão ão
nao queremos a unificação!

ass: segredo

Adriana disse...

Tadinha da Adelaide...é a anã paraguaia?

disse...

agora que já está por dentro, não esqueça
Nunca mais trema na linguiça